TEMA E LEMA

Por Irmã Susana Rocca, mcr

"Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal"

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9)

Ir. Susana Rocca, membro da equipe interdisciplinar da CRB, fala do tema, dos eixos norteadores e do lema da 26ª AGE. 

Neste mundo, que tanto mudou, podemos nos perguntar: “Como VRC , como ressignificamos a nossa presença, a nossa vida, o nosso estilo de vida?”

Em resposta a isto, o tema começa com a palavra “ressignificar a vida religiosa consagrada, no momento especial em que vivemos, onde a Igreja toda nos chama, o Papa, e estamos todos envolvidos em
fazer esta missão como Igreja sinodal

O tema é: 

“Ressignificar a vida religiosa consagrada em uma Igreja sinodal”.

A pandemia não acabou e nós estamos num mundo em guerra, estamos num mundo de confronto, em um mundo que vai mostrando cada vez mais desigualdades. Não podemos ficar, como vida religiosa, nem como seres humanos, não podemos ficar alheios a este contexto que tanto nos desafia. É por isto que cada um/a de nós se pergunta: E agora? Como? Aonde? De que maneira? Para isto temos três eixos norteadores.

Eixos Norteadores

1º A centralidade em Jesus Cristo.

Ele que nos cativa, Ele que nos chama, Ele nos impulsiona. O eixo da vida consagrada é Ele: Jesus Cristo.

2º A missionariedade.

Nossa vida consagrada só tem sentido se for missionária. Cada um à sua maneira. Nossos carismas vão atualizando a sua missão. Como renovamos a nossa vida consagrada? Como reavivamos? Como renovamos?

3º Numa Igreja sinodal.

Esta perspectiva da sinodalidade é de toda a Igreja. Leigos, consagrados, todos juntos trabalhamos, escutamos e auscultamos os rumos para responder como Igreja.

Lema

Nossa frase inspiradora bíblica é: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Esta frase é a nossa esperança.