DO CORAÇÃO DE JESUS, CHAMADOS À SINODALIDADE

Por Irmão Luiz Carlos Lima, fms

"Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal"

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9)

O convite de Jesus para que “permaneçamos em seu amor” (cf. Jo 15,9), dentro de uma lógica de sinodalidade e profecia, é também convite para sairmos ao encontro de todos quantos se aproximarem de nós, a promovermos diálogos fecundos, a cultivarmos esperança e fraternidade onde estivermos.

Ao contemplarmos esta arte, especialmente criada para a 26ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) da CRB, podemos reconhecer nela alguns elementos que intentam dialogar com quem os observa. O primeiro deles é o próprio Jesus, que é apresentado como o Caminho que nos leva ao Pai (cf. Jo 14,6); entre suas mãos é possível distinguir um caminho, cuja meta é o Reino de Deus que, gradativamente, vai se concretizando na história. O terceiro elemento é um conjunto de pessoas, de diferentes estados de vida e tipos físicos, que representam a diversidade de vocações e carismas existentes na Igreja. O fato de terem sido esboçadas sem cores e caminhando juntas, é um convite a que nos reconheçamos nelas e, assim, completemos a arte com nosso próprio rosto, nossa história e chamado.       

Há ainda um grande coração, que evoca a palavra bíblica que iluminará a preparação e a realização da 26ª AGE: “permanecei no meu amor”. O coração, que está transpassado por pessoas, cores e símbolos culturais, representa a comunidade eclesial e, em especial, a vida religiosa, chamadas a ser, por amor, espaço aberto para a acolhida, a proteção e a promoção da pessoa humana; é também um expressivo símbolo vocacional que nos recorda que o chamado à vida religiosa consagrada é um convite feito pelo próprio Jesus ao coração de cada um de nós, religiosos e religiosas. 

O último elemento da arte é uma árvore que brota do coração de Jesus, símbolo que nos remete, por exemplo, à ecologia integral, ao cuidado da vida humana, à profundidade nas relações interpessoais. Ao mesmo tempo, é um convite à profecia e à esperança, a fincar raízes no coração Daquele que nos escolheu, formou e enviou como membros de uma igreja missionária, servidora do Reino da vida.

Essa arte, em cada um de seus elementos, quer nos animar, enquanto Vida Religiosa, a mostrar ao mundo o rosto de uma Igreja sinodal, que deseja ser sinal de esperança em nosso tempo e lugar. As mulheres e homens consagrados, como sujeitos eclesiais, devem, assim, caminhar em sinodalidade, oferecendo ao mundo a força e a beleza daquilo que têm aprendido no seguimento de Jesus Cristo: uma fraternidade universal, vivida em missionariedade profética, gerada num coração apaixonado por Deus e pela pessoa humana.

Sobre Ir. Luiz Carlos Lima

O autor é Ir. Luís Carlos Lima, goiano da cidade de Silvânia. Irmão Marista, reside na cidade de Belo Horizonte e faz parte da coordenação do SAV da Regional Minas Gerais. Estudante de teologia e artista nas horas vagas. Nos últimos tempos tem elaborado artes para votos e para a própria CRB, como o encontro de religiosos Irmãos e o SAV.