Mensagem da 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional

 

Como religiosas e religiosos do Brasil, reunidos(as) na 26ª AGE, nos dias 19 a 22 de julho de 2022, mergulhadas(os) nos desafios dos contextos atuais fomos interpeladas(os) a darmos uma resposta comprometida com a vida onde ela grita, nas periferias existenciais e geográficas.

Convocadas(os) a ressignificar a Vida Religiosa Consagrada (VRC) numa Igreja sinodal, guiadas(os) pela Palavra de Deus, com o testemunho das mulheres da aurora (Lc 24,1-12), esquecidas e silenciadas, que atravessam a noite escura, nos sentimos inspiradas(os) a permanecermos no amor de Jesus Cristo (Jo 15,9).

Imbuídas(os) pelos três temas eixos – Centralidade em Jesus Cristo, Sinodalidade e Missionariedade – vivenciamos uma experiência de conversão, que nos desafia a abraçarmos com maior compromisso o discipulado de Jesus Cristo, mantendo os olhos abertos à realidade, os ouvidos atentos, os pés unidos no caminhar do povo de Deus e de mãos dadas na intercongregacionalidade e interculturalidade, sendo uma VRC em saída, aberta às novas gerações, fortalecendo a comunhão com os leigas(os) que caminham conosco.

Diante de uma necropolítica que ameaça a democracia, que instrumentaliza a vida, destroi os corpos, desencadeia a morte e faz morrer; comprometemo-nos com o valor da vida, os direitos humanos, a ecologia integral, a dignidade de cada pessoa e as novas formas de relações humanizadas e humanizadoras.

Num exercício permanente de reconciliação, fazemos nosso sincero pedido de perdão pelas nossas atitudes tantas vezes autoritárias nas relações, individualistas, cômodas e a ‘doença do clericalismo’. Queremos ser tecedores(as) da esperança, da beleza do evangelho, na construção de um horizonte de comunhão e vida plena.

Agradecemos de coração à Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, e sua equipe, sobretudo por sua presença carismática e profética em vários âmbitos da Igreja do Brasil, pelos processos de inserção da VRC nos diversos desafios religiosos e sociais.

Acolhemos com afeto e esperança a Irmã Eliane Cordeiro de Souza, mercedária da caridade, nova presidente da CRB e a nova Diretoria eleita para o triênio 2022-2025.

Que a Ruah Divina, faça arder o nosso coração e nos conceda a fé das mulheres da aurora.  Que Nossa Senhora Aparecida, nossos santos(as) fundadores(as) abençoem e fortaleçam nossa missão como VRC no Brasil.

Brasília, 22 de julho de 2022,

 festa de Santa Maria Madalena, a mulher da aurora.