Durante encontro com religiosos e religiosas, Padre Aitor apresentou a organização interna do Dicastério ao qual pertence e manifestou, com leveza e simpatia, o desejo de falar a língua portuguesa.
Na sequência, apresentou a estrutura do Dicastério, composto por cinco escritórios. Destacou o primeiro deles — o Escritório de Promoção e Formação —, responsável por promover todas as formas de vida consagrada.
“Chamamos de primeiro escritório porque ele se dedica à promoção dos institutos de vida consagrada, religiosos e seculares, bem como das sociedades de vida apostólica”, explicou. O setor também acompanha de maneira especial as conferências de religiosos e dos institutos seculares, tanto masculinos quanto femininos, em níveis internacional, continental e nacional.
“Vocês são uma conferência nacional — a CRB — e também fazem parte da Conferência Latino-Americana de Religiosos”, pontuou. Entre outros trabalhos, a principal missão do dicastério é cuidar da Vida Consagrada como uma mãe cuida de seus filhos.