Irmã Simona Brambilla visita a CNBB e destaca a força da vida consagrada na Igreja do Brasil

Na manhã desta segunda, a Irmã Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, acompanhada pelo subsecretário Padre Aitor, juntamente com a presidente da CRB Irmã Eliane Cordeiro, se dirigiram a sede da CNBB em Brasília, para uma reunião. A visita  tornou-se um momento significativo de comunhão, escuta e fortalecimento da missão da vida consagrada no Brasil e na América Latina.

Juntos a mesa em tom de partilha, Dom Jaime Spengles, presidente da CNBB e CELAM, saudou Irmã Simona em nome de todas as religiosas e religiosos do país, recordando o compromisso da CRB com a evangelização, a missão profética e a sinodalidade. Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, e outras lideranças da CRB , além de representantes de diversas comissões, conselhos e núcleos da CRB Nacional, estiveram juntos a mesa.

Durante o encontro, Dom Jaime sublinhou que “a Igreja na América Latina tem uma profunda dívida com a vida consagrada”, recordando que muitos consagrados e consagradas estiveram e continuam estando na linha de frente da missão, abrindo caminhos com presença concreta junto aos mais pobres, nas periferias geográficas e existenciais, em escolas, hospitais, casas de acolhida e comunidades de base. “Muitas vezes é a vida consagrada que prepara o terreno onde a Igreja institucional chega depois”, afirmou Dom Jaime.

Irmã Simona, por sua vez, manifestou sua gratidão por poder estar no Brasil neste momento tão especial da Igreja. “Estar aqui durante a 27ª Assembleia Geral Eletiva da CRB nacional, me deu a oportunidade de encontrar uma representação significativa da vida consagrada brasileira. E o que vejo é uma Igreja viva, com testemunhos fortes e fiéis”, afirmou a prefeita. Ela também destacou a importância de que a vida consagrada siga em comunhão com os bispos, com o clero e com os leigos e leigas, formando um único povo de Deus a serviço do Reino.

Com larga experiência no acompanhamento internacional da vida religiosa, Irmã Simona compartilhou ainda que o Dicastério tem recebido muitos sinais positivos vindos do Brasil. Reforçou o desejo de aprofundar o diálogo com as novas comunidades, que hoje trazem vitalidade e criatividade à ação evangelizadora da Igreja, sendo expressão contemporânea do Espírito na história. “Essas comunidades têm força, têm zelo, e precisam ser acompanhadas com sabedoria e abertura”, afirmou.

Padre Aitor, subsecretário do Dicastério, também expressou alegria ao perceber o dinamismo das congregações brasileiras, sua inserção pastoral e a preocupação com a formação integral, social e espiritual dos religiosos e religiosas.

Ao final, Irmã Simona deixou uma mensagem de esperança: “Somos todos chamados, bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, leigas e leigos, a trilhar juntos os caminhos do mundo, oferecendo um rosto novo de esperança para a nossa sociedade. A vida consagrada, com sua luz e sua fragilidade, continua sendo sinal de Deus no meio do povo.”

plugins premium WordPress