O segundo dia da 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil foi conduzido pela palavra “Esperança”, que inspira as orações, reflexões e atividades do dia.
A programação teve início com um momento de espiritualidade e comunhão, realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, onde os participantes se reuniram para celebrar a fé e a memória de figuras importantes da Igreja: Irmã Dorathy Stang, Carlos Mesters, Irmã Simona Brambilla e o Papa Francisco.
Com cantos, orações e a presença de uma grande cruz processional, os religiosos e religiosas realizaram uma caminhada simbólica até o auditório do Colégio Maristão, local onde acontecem os trabalhos da Assembleia. Durante o percurso, relembraram-se os passos da vida eclesial, missionária e consagrada no Brasil, reforçando o sentido de corpo e de caminhada conjunta da Vida Religiosa.
As leituras do dia — Gênesis 41,55ss (o encontro de José com seus irmãos no Egito em busca de alimento) e Mateus 10,1-7 (o chamado dos doze apóstolos) — motivaram reflexões sobre a missão, o chamado e o serviço da Vida Religiosa Consagrada no contexto atual. Foram lembradas a urgência do Evangelho, a fome de justiça e sentido, e a beleza do seguimento radical de Jesus.
Ao chegarem ao auditório, os participantes assistiram a um vídeo com os principais momentos do primeiro dia da Assembleia, seguido pela apresentação e aprovação da pauta do dia e pela introdução à temática que guiaria os trabalhos.
Durante a abertura das atividades, Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, dirigiu-se aos participantes com palavras de gratidão e reconhecimento à missão da Vida Religiosa Consagrada no Brasil.