Entre o clamor da Terra e o sopro do Espírito, a CRB Nacional segue sua travessia no terceiro dia da 27ª Assembleia Geral Eletiva

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

Na manhã desta quarta-feira (10), terceiro dia da 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil, religiosas e religiosos do país se reuniram no Pátio do Maristão, em Brasília, para um momento de espiritualidade com o tema da Travessia. À luz das leituras de Gênesis 44,18 — onde José se reconcilia com seus irmãos — e de Mateus 10,7-15 — em que Jesus envia os discípulos com autoridade para a missão —, os participantes foram convidados à escuta do Espírito e da realidade do mundo.

Cuidar, como recordado na celebração, é envolver-se com o que nos cerca, em diversas dimensões: pessoal, social, ecológica e espiritual. Nesta travessia da Vida Religiosa Consagrada, surge o apelo do Papa Francisco pela ecologia integral, conforme expressa na encíclica Laudato si’. “Nós próprios somos terra”. A criação sofre e seu grito atravessa e interpela.

Os desastres naturais, os sinais do desequilíbrio climático, o abandono de pessoas em situação de pobreza e a exclusão de vítimas do sistema revelam um planeta em crise. A Organização Meteorológica Mundial informa que os desastres climáticos aumentaram nos últimos 50 anos. Nesse contexto, a Assembleia escuta o grito da Trindade, que se manifesta na dor da Terra e no clamor de pessoas vulneráveis.

A celebração destacou que o cuidado da Casa Comum envolve relações com a fraternidade, a justiça e a paz. Ser Sentinelas da Esperança é educar o olhar, o ouvir, o sentir e o agir, em relação com todas as formas de vida. Cuidar, cultivar, pastorear e proteger, são ações que expressam o compromisso da Vida Religiosa com a Criação.

Como sinal desse compromisso, os participantes realizaram o plantio de uma muda de árvore, gesto de fé e memória, em referência ao Papa Francisco e ao chamado à conversão ecológica.

Após a espiritualidade da manhã, a programação seguiu com a Revisão do Horizonte e Prioridades da CRB Nacional. Foi apresentada a proposta, fruto do caminho sinodal e das escutas realizadas. O momento teve espaço para esclarecimentos e ressonâncias, fortalecendo o discernimento coletivo sobre os rumos da Conferência.

Na parte da tarde a Assembleia se voltará para a eleição da nova Presidência da CRB Nacional para o triênio 2025-2028. A eleição será realizada em clima de oração e escuta, com abertura à condução do Espírito. Como Maria e os discípulos no cenáculo, a assembleia proclama: “Faça-se em nós segundo a tua palavra.”

Reunidos como Igreja e Vida Consagrada, os participantes da 27ª AGE seguem na travessia, atentos ao clamor da Terra e abertos ao Espírito, com o compromisso de participar da construção de um mundo em que todas as vidas convivam em harmonia.

Publicações recentes

plugins premium WordPress